sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Cólera continua a matar na Guiné-Bissau
Para mal dos nossos pecados, a cólera não deixa a Guiné-Bissau em paz.
Num país onde falta luz, água potável, onde o sistema de saneamento básico não funciona e com mercados a céu aberto que são autênticas pocilgas, não nos podemos admirar que a cólera seja endémica.
Como contrariar esta situação?Algumas ideias:
1- Investir seriamente na procura de soluções para o défice energético crónico do país e consequentemente a criação de redes de água potável.
2- Realizar eleições autárquicas e responsabilizar cada câmara municipal para o zelo do saneamento básico, ordenamento do território e um real controle dos mercados públicos.
3- Investir cada vez mais na educação,base de tudo.
4- Dotar o Ministério da saúde de verbas importantes nos orçamentos de estado, ao contrário do costume do predomínio da dotação orçamental para o ministério da defesa e administração interna.
5- Garantir meios mínimos de funcionamento dos hospitais públicos e garantir que os recursos são utilizados em prol dos doente e não vendidos à medida da conveniência de cada um.
6- Continuar a incentivar a aquisição de comportamentos de higiene e desaconselhar o continuar de muitas práticas que fazem parte das nossas tradições. Levará tempo, mas água mole em pedra dura...
Coisas nossas
Subscrever:
Mensagens (Atom)